free page hit counter

Como funciona um sistema solar fotovoltaico

Para se adquirir um sistema solar fotovoltaico é muito importante entender como ele funciona. Este artigo contém algumas informações de como funciona esse sistema e pode lhe guiar na escolha para sua residência ou empresa.

1 – O painel solar gera a energia solar fotovoltaica
O painel solar reage com a luz do sol e produz energia fotovoltaica em corrente contínua. Os painéis solares, instalados em solo ou sobre o telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu inversor solar.

2 – O inversor solar converte a corrente contínua em corrente alternada
O inversor solar converte a energia fotovoltaica em energia elétrica para ser utilizada na sua casa ou na sua empresa em qualquer equipamento elétrico.

3 – A energia não utilizada vai para a rede da distribuidora gerando créditos
O excesso de energia elétrica gerada volta para a rede de distribuição da concessionária através do medidor de energia (medidor de energia bi-direcional). Esse medidor mede a energia da distribuidora que é consumida no período da noite ou na ausência de sol e, a energia gerada pelo sistema solar fotovoltaico em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da concessionária. O excesso de energia que vai para a rede vira “créditos de energias” para serem utilizado durante a noite ou nos meses seguinte, por um período de 60 meses. Ou seja, você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua fatura!

Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica e, variam bastante. Por isso é importante você solicitar um orçamento com uma empresa especializada e com uma equipe técnica que estará disponível para tirar todas as suas dúvidas.

Os “Créditos de Energia” são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nos meses seguintes. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo medidor bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Assim, no final do mês quando você receber a sua conta de energia, você verá quanto de energia foi gerado e injetado na rede e quanto foi consumido da rede. Se injetar mais do que consumir você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e possuem regras específicas que variam de acordo com a sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial) e sua localização.